A Triaxis (São Bernardo do Campo, SP) desenvolveu uma máquina recicladora de fios e cabos elétricos que contempla estágios de separação, trituração e granulação, assegurando para determinados tipos de cabo um grau de pureza de 99,9% para o cobre extraído.

Dividida em três séries (Compact, Turbo e Multiflex), a linha de máquinas processa fios e cabos sem necessidade de seleção prévia, recuperando o cobre e o alumínio presentes nesses produtos, assim como o material polimérico que os reveste, que pode ser encaminhado para reciclagem. A separação é feita por sopro de ar, que arrasta os materiais menos densos, permitindo a sua triagem e simplificando a logística reversa de plásticos em eletroeletrônicos.

Saulo Ferreira, representante da empresa, comentou que o equipamento tem tido bastante procura, por tornar possível a reciclagem de materiais complexos. “O equipamento recicla todo tipo de produto que tenha cobre em sua composição, incluindo radiadores, cabos rígidos e flexíveis, chicotes automotivos e cabos de dados. Seu uso incentiva inclusive a legalidade nas atividades de reciclagem de fios e cabos, ao evitar que se faça a queima do material polimérico para a separação do cobre”, avaliou, referindo-se a um hábito bastante comum por parte de quem recepta cabos de origem desconhecida. Os equipamentos estão disponíveis com capacidades de 80 até 1.200 kg/h.

 

Mesas indexadoras para linhas de envase

A Drillmaster, outra empresa do grupo, fabricante de itens para montagem de máquinas, criou a marca IndexMaster para denominar a sua linha de mesas giratórias indexadoras. Elas funcionam com base no mecanismo de came, que converte o movimento rotativo contínuo em um movimento intermitente e controlado. O projeto da IndexMaster executa a transição gradual dos movimentos de aceleração e desaceleração, o que permite estabelecer tempos curtos de indexação. Aplicáveis a máquinas de usinagem, elas podem também ser usadas na montagem de equipamentos sob demanda para sistemas de envase, especialmente nos setores de cosméticos, farmacêuticos, alimentos e bebidas, avaliados como “muito promissores” pelo entrevistado.

 

Fotos: Triaxis/IndexMaster


 

Conteúdo relacionado:

Linha de filme reciclado é premiada internacionalmente

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem



 

#reciclagemdefiosecabos  #Triaxis   



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025